Doze caixas de eletricidade espalhadas pelo centro da cidade de Barcelos foram transformadas em verdadeiras obras de arte, no âmbito da terceira edição da iniciativa “In The Box”, promovida pela autarquia barcelense.
Corpo do artigo
Este ano, o projeto contou com 27 propostas submetidas por 23 artistas, todas subordinadas ao tema “Artes e Ofícios Tradicionais” do concelho de Barcelos. Um júri composto por um representante da Associação de Artesãos do Galo, um artista plástico local e um técnico da área das artes avaliou os trabalhos e selecionou 12 propostas vencedoras, que agora coloram o espaço urbano e que estão espalhadas por locais como a Rua de São Francisco, Largo do Apoio, Rua Infante D. Henrique, Rua Dr. António Barroso e Avenida da Liberdade.
“In The Box” desafia jovens artistas — com idades entre os 15 e os 35 anos — a intervirem em elementos urbanos do quotidiano, como as caixas de eletricidade, normalmente ignoradas ou vistas como meramente funcionais. O objetivo é dar nova expressão visual à cidade, ao mesmo tempo que se valoriza o património cultural e se promove a criatividade juvenil.
Para apoiar os participantes, o Município de Barcelos atribuiu prémios de participação que cobrem as despesas de produção, incluindo os materiais utilizados nas intervenções artísticas.