Várias pessoas morreram e outras ficaram feridas num tiroteio em Hamburgo, na Alemanha. Imprensa alemã fala em seis ou sete mortos no ataque. Atirador estará entre os mortos.
Corpo do artigo
De acordo com a "Deutsche Welle", o tiroteio ocorreu num centro de Testemunhas de Jeová, na rua Deelböge, no distrito de Gros Borstel.
Os locais foram alertados para um "perigo extremo" na área através de uma aplicação de alerta de catástrofe por volta das 21 horas (20 horas em Portugal continental), que informava que "um ou mais criminosos desconhecidos dispararam contra pessoas numa igreja". Os moradores devem permanecer em casa e evitar a área, disse a polícia, acrescentando que as ruas ao redor da igreja foram fechadas.
"De acordo com as primeiras indicações, tiros foram disparados numa igreja na rua Deelboege, no distrito de Grossborstel. Várias pessoas ficaram gravemente feridas, algumas até fatalmente", escreveu a polícia no Twitter.
Tote und Verletzte nach Schüssen in #Hamburg #Alsterdorf pic.twitter.com/TaJblhYExz
- Sven Hartmann (@Hartman0049) March 9, 2023
A polícia não deu um número exato, mas vários meios de comunicação alemães relataram, inicialmente, que seis pessoas morreram. O número nos relatos terá subido, entretanto, para sete. O jornal alemão "Bild" diz que 25 pessoas ficaram feridas, oito delas gravemente. Segundo as autoridades, "não há informações confiáveis sobre o motivo do crime".
Ao contrário dos relatos iniciais de que o atirador estaria em fuga, um porta-voz da polícia adiantou que as autoridades acreditam que o autor do ataque estará entre os mortos dentro do edifício. "Os próprios polícias ouviram um tiro vindo dos andares superiores do prédio. Subiram e também encontraram um corpo lá", acrescentou.
O autarca da cidade, Peter Tschentscher, expressou, através do Twitter, choque pelo ataque e enviou as condolências às famílias das vítimas.
Die Meldungen aus Alsterdorf / Groß Borstel sind erschütternd. Den Angehörigen der Opfer gilt mein tiefes Mitgefühl. Die Einsatzkräfte arbeiten mit Hochdruck an der Verfolgung des / der Täter & der Aufklärung der Hintergründe. Bitte beachten Sie die Hinweise der @PolizeiHamburg. https://t.co/38UcdguLzH
- Peter Tschentscher (@TschenPe) March 9, 2023
As Testemunhas de Jeová são membros de um movimento religioso de base cristã. A denominação foi fundada nos EUA no final do século XIX, sob a liderança de Charles Taze Russell. A sede do movimento é em Nova Iorque.
A Alemanha foi abalada por vários tiroteios nos últimos anos. Em fevereiro de 2020, um extremista de direita matou 10 pessoas e feriu outras cinco na cidade de Hanau, no centro da Alemanha. No ano anterior, duas pessoas foram mortas depois de um neonazi ter invadido uma sinagoga em Halle no feriado judaico de Yom Kippur.
